Pronto para descobrir qual a melhor cola para vidro? Aqui está a lista dos melhores produtos e onde usá-los. E para poder começar rapidamente, também lhe vamos mostrar como fazer uma reparação em 5 minutos.
O vidro é notoriamente difícil de colar, devido à sua superfície não porosa. Se quer saber como colar vidro partido é importante ter em conta que nem todas as super colas aderem ao vidro, por isso é importante selecionar a cola apropriada para esse tipo de projeto. Aqui está uma visão geral dos diferentes tipos de cola que podem ser usadas em vidro.
Para reparações de vidro em pequenos artigos de interior, como os pés das taças de vinho, decorações ou outros artigos domésticos em vidro, a Loctite Super Cola3 Vidro é a melhor escolha. Esta cola especial seca de forma transparente, e funciona com todos os tipos de vidro, incluindo cristais, vitrais, vidros opacos, fumados e soprados. É especialmente adequada para superfícies não porosas e também adere a metais e a outros materiais. Embora esta cola seja resistente à água, e à máquina de lavar loiça, não deve ser utilizada em superfícies porosas e não preenche espaços vazios.
Para projetos de vidro mais avançados, como a reparação de uma mesa de vidro ou decorações de jardim, escolha uma cola epóxi. Este produto consegue preencher fendas, e pode ser utilizado como enchimento, adesivo ou como laminado, numa vasta gama de materiais. Pode também ser tingido para combinar com a cor, e é resistente à água, à humidade, e à maioria dos solventes. Para uma melhor aderência, uma das superfícies a colar deve ser rugosa.
Uma cola de montagem resistente para interiores e exteriores é a escolha certa para projetos de vidro em grande escala. O ideal é que tenha uma fórmula de alta qualidade, que seja resistente às intempéries e à temperatura, e que também possa ser utilizada na maioria dos materiais. Procure por colas que sequem de forma transparente e que não encolham quando secas.
Na maioria dos casos, a reparação de vidro é uma tarefa em escala pequena, que não requer muitas ferramentas e conhecimentos profissionais. Veja como colar vidro com vidro da forma mais simples possível.
O que precisa para começar:
- Loctite Super Cola3 Vidro
- lenço de papel
- água ou acetona e uma lâmina afiada para a limpeza
Eis como colar vidro partido:
- Lave o vidro com água e sabão, e depois seque. Evite utilizar detergentes, pois podem deixar resíduos que afetam a qualidade da colagem.
- Faça a pré-montagem das peças. Todas as peças devem estar bem ajustadas, sem folgas.
- Remova a tampa do aplicador rodando-a juntamente com o bico no sentido dos ponteiros do relógio até ao limite do tubo, perfurando-o. Desenrosque a tampa do bico no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.
- Aplique a cola com moderação numa das superfícies. Uma gota de cola cobre cerca de 2,5 cm2 de superfície.
- Junte as peças imediatamente e não as mova ou reajuste.
- Mantenha-as no lugar por 15 a 60 segundos ou até que a união esteja fixa.
- Deixe repousar durante 10 minutos, e deixe durante a noite para obter a máxima resistência da união. Após 1 semana já pode ser lavado na máquina de lavar louça.
- Limpe o aplicador da embalagem com um lenço de papel, e recoloque a tampa.