O vidro é um material único: versátil, bonito e suficientemente forte para durar gerações. E com a cola para vidros certa ainda dura muito mais! Porque mesmo com todo o cuidado do mundo, as quebras ou lascas acontecem, veja aqui como escolher a melhor cola para reparar até os danos mais complicados.
Reparar vidro partido pode ser complicado. Lidar com superfícies lisas e extremidades afiadas pode tornar-se numa tarefa frustrante. Colar aquele espelho retrovisor partido, ou o copo de vinho rachado, pode ser mais difícil do que parece. E ao tentar reparar essas peças delicadas ou valiosas, pode criar mais danos se não utilizar as ferramentas adequadas.
As colas mais comuns que poderá já ter em casa, podem não ser adequadas para vidro. Para colar esse tipo de material vai precisar de uma cola para vidros especializada. Estas colas são especificamente concebidas de acordo com as propriedades únicas do vidro - tal como a transparência - e podem ser utilizadas para reparar louça partida, antiguidades, espelhos, eletrodomésticos, e muitas outras coisas.
Ao contrário das colas comuns, a cola para vidro não se expande nem se contrai, impedindo que o vidro se parta após a união.
Existem muitas colas no mercado, com uma grande variedade de componentes e usos. Escolher logo a cola para vidros adequada, é a melhor maneira de evitar chatices, e de poder manter os seus objetos de vidro como novos.
Enquanto outras super colas padrão funcionam bem em madeira, metal ou outras superfícies mais comuns, usá-las para reparar vidro nem sempre é recomendável. Essas colas podem resultar temporariamente, mas a sua resistência à humidade e à luz ultravioleta é baixa. Quando usadas em vidro, o dano pode voltar a ocorrer com a simples limpeza ou uso do objeto.
Para reparar vidros mais comuns, a Super Cola3 Vidro da Loctite é a escolha certa, sendo ideal para cristais, vidro opaco, fumado, soprado e vitrais. A sua união é rápida, não necessita de acessórios de fixação e a sua secagem é incolor e transparente. É também resistente à água e à máquina de lavar loiça, podendo ser usada sem preocupações. No entanto é recomendado que não a use em superfícies que estejam em contacto com alimentos. A sua fórmula à base de n-butil foi concebida para uniões duradouras entre vidro e vidro, ou vidro e metal, cristais e vitrais.
Por vezes reparar vidro pode ser complicado, mas podemos descomplicar! Seguir com atenção algumas regras irá fazer toda a diferença e prevenir possíveis danos. Para atingir resultados que duram, o melhor é planear antes.
- Escolha as ferramentas certas. Juntamente com a cola para vidro adequada, irá precisar de água e sabão para limpar as superfícies. Palha de aço também pode ajudar a remover qualquer resíduo granuloso. Uma lâmina de barbear pode igualmente ser útil para remover o excesso de cola.
- Mantenha o espaço limpo. Comece a reparação sobre uma superfície limpa e seca, sem óleo, cera, tinta ou qualquer tipo de resíduo.
- Atenção ao encaixe das peças. Examine as partes que devem ser coladas e confirme se elas encaixam sem deixar falhas. Limpe quaisquer fragmentos de vidro que possam obstruir o encaixe. Se encontrar falhas entre o encaixe das duas peças, opte por usar uma cola que preenche falhas.
- Jogue sempre pelo seguro. Trabalhe numa área com boa ventilação. Para proteger a sua pele utilize luvas de latex ou luvas de nitrilo (e não luvas de PVC, nylon ou algodão). Se expostas à cola para vidro, limpe muito bem as áreas da sua pele imediatamente após a exposição.
Reparar objetos de casa pode ser muito fácil, se souber o que está a fazer. Siga as instruções passo a passo e utilize uma cola de confiança, como a Super Cola3 Vidro da Loctite
1. Prepare a cola. Remova a embalagem e abra a cola para vidros selada. A Super Cola3 Vidro da Loctite vem com a tampa e o bico selados. Para abrir, desenrosque a tampa no sentido anti-horário.
2. Aplique a cola para vidro. Agora está pronto para começar! Aplique uma pequena quantidade de cola numa das superfícies a ser colada. Utilize uma quantidade mínima, suficiente para cobrir a área entre as duas peças. Para a Super Cola3 Vidro a quantidade recomendada é de aproximadamente uma gota por cm2.
3. Junte as peças. Pressione as superfícies a serem coladas imediatamente depois de aplicar a cola para vidros. A pressão deverá ser firme e constante durante pelo menos 60 segundos ou até que a união esteja completa. Não mova ou reposicione as superfícies para que a união seja sólida.
4. Deixe colar. Uma vez unidas, deixe as peças intocadas durante pelo menos 10 minutos. Para garantir uma força de união máxima, deixe as peças imóveis durante a noite.
5. Limpe os excessos. Enquanto as peças se unem, limpe o excesso de cola do bico da embalagem e coloque a tampa. Use um pano húmido para remover qualquer excesso de cola. Se encontrar excessos de cola após secagem, tente removê-los com uma lâmina de barbear, mas com cuidado para não riscar as superfícies.