O seu projeto com cola quente descontrolou-se? Não se preocupe. Nós vamos explicar como tirar cola quente de tecidos, tapetes e estuque.
A cola quente é muito utilizada em diversos projetos, pela sua grande viscosidade e forte aderência a superfícies porosas, o que a torna especialmente útil em tecidos ou estofos. Mas qualquer pessoa que já tenha utilizado uma pistola de cola quente sabe como também pode ser difícil e desafiante. Se a cola quente foi parar a uma superfície de tecido, não entre em pânico. Aqui estão dois métodos fáceis para remover cola quente.
- Congelamento. Coloque a peça de roupa no congelador durante 30 minutos. Assim que a cola tiver endurecido, raspe-a suavemente da superfície. Se a peça for demasiado grande para ir ao congelador, coloque um saco de gelo em cima da zona com cola.
- Álcool Isopropílico. Humedeça um cotonete em álcool Isopropílico, e vá esfregando suavemente a mancha de cola seca com o cotonete, das extremidades para o centro. À medida que o álcool for amolecendo a cola, levante pela extremidade e retire delicadamente a cola quente da peça de roupa.
O Removedor de Cola da Loctite também é uma opção fácil e segura para remover quase todo o tipo de colas dos seus tecidos, dedos e outros materiais
Quando se trata de tirar cola quente de tapetes, é necessária uma abordagem diferente. Os tapetes podem ser demasiado grandes para o seu congelador, e a aplicação de álcool pode danificá-los. Veja então o que deve fazer.
Ferramentas necessárias:
- Ferro de engomar
- Pedaço de pano
- Coloque o pedaço de pano sobre a mancha de cola.
- Coloque a ponta quente do ferro de engomar sobre o pedaço de pano, pressionando-o ligeiramente para que a cola derreta e passe para o pano. Espere que a cola arrefeça, e depois levante o pano. Repita se necessário. Não passe o ferro de um lado para o outro sobre a mancha, para não espalhar ainda mais a cola.
A cola quente é muito eficaz em superfícies de tijolo e estuque, pois oferece uma grande aderência, sem necessidade de pregos, e é fácil de remover. Mas tenha atenção que nem todo o estuque é feito da mesma maneira. O estuque sólido resiste facilmente à cola quente, mas o estuque fino com base em esferovite pode derreter com o calor da cola. Neste caso, utilize uma cola quente mais amena. Para verificar o seu tipo de estuque, basta bater na superfície para observar a textura e o som.
Seja qual for o tipo de cola que acabar por escolher, esta normalmente é usada para pendurar decorações leves, como luzes de Natal à volta da casa. Se as datas festivas já terminaram e está na altura de retirar as luzes, siga estas dicas sobre como remover cola quente do estuque.
- Sature um cotonete ou pedaço de algodão com álcool Isopropílico, e esfregue suavemente nas extremidades da cola para a amolecer.
- Raspe a cola com um raspador.
- Para cola quente mais resistente, aqueça a área com um secador de cabelo. Aquecer a cola irá suavizar a sua aderência e vai permitir-lhe raspá-la mais facilmente.