Se usar uma cola forte no seu carro, na pintura ou no painel, ou estiver a mudar peças que foram coladas com super cola, vai dar jeito saber como se tira cola do carro, com este guia.
A resina é um material forte e versátil, popular para trabalhos manuais, criação de modelos e impressão 3D. É tão resistente que é pouco provável que se parta. No entanto, se estiver a planear fazer algo, terá de saber como colar a resina com o adesivo certo. Recomendamos uma super cola ou uma cola epóxi de dois componentes.
Tanto a super cola como a cola epóxi são altamente eficazes para colar resina. No entanto, para a resina, a cola epóxi é provavelmente a melhor escolha devido à sua força e resiliência excecionais. Principalmente para projetos em que a durabilidade é a prioridade. A super cola é um pouco mais fácil de utilizar e seca mais rapidamente, mas não é tão forte como a cola epóxi. Se precisar de unir superfícies rapidamente, a super cola é ideal na maior parte dos casos.
A super cola é uma boa escolha para modelos de resina, especialmente se estiver a trabalhar com peças pequenas ou detalhadas. Veja algumas vantagens de usar uma super cola (cianoacrilato) para colar resina:
- muito fácil de utilizar
- aplicação com precisão
- uniões fortes
- seca muito rapidamente
- transparente
- ideal para colar peças pequenas
Experimente Super Cola3 Power Flex Control da Loctite no seu próximo projeto. O seu aplicador com precisão, e a sua fórmula sem gotejamento, tornam-na ideal para projetos de artesanato. Se estiver a colar grandes áreas de superfície, pode escolher uma cola com um pincel aplicador, como a Super Cola3 Líquida Pincel da Loctite.
Em alternativa, pode utilizar uma cola epóxi para colar a resina. O epóxi também tem as suas vantagens:
- fácil de utilizar
- aplicação com precisão
- uniões muito fortes
- seca rapidamente
- transparente (dependendo do produto)
Para colar resina, a melhor opção será uma cola epóxi. Escolha uma cujo o tempo de fixação seja rápido, e a secagem seja transparente, proporcionando uma união forte e invisível em apenas alguns minutos. Além disso, tenha em atenção para que a cola não encolha, e que seja resistente à humidade e ao impacto.
Se quiser colar pequenas peças de resina, a super cola é a mais eficaz. Para peças maiores, não há como errar com epóxi.
Para colar resina com epóxi, é necessário o seguinte:
- cola epóxi
- ferramenta descartável para misturar e aplicar, como um pau de madeira
- lixa de papel
- pedaços de papel normal
- pano
- acetona ou uma lâmina (para remoção)
Veja como colar resina com epóxi:
- Prepare as superfícies. Estas devem estar limpas e secas. Para melhorar a aderência, passe com a lixa nas superfícies.
- Pré-ajuste as peças. Cubra a sua área de trabalho com um grande pedaço de papel para que possa ver claramente todas as peças de resina. Antes de colar, faça o pré-ajuste das peças. Utilize uma lixa ou uma lima em quaisquer fendas ou superfícies irregulares.
- Abra a cola epoxy. Depois de retirar a tampa, corte as pontas da seringa dupla. Vire a seringa para cima para que as bolhas de ar subam. Extraia o ar pressionando o êmbolo.
- Misture a cola epoxy. Distribua partes iguais de resina e endurecedor num pedaço de papel. Misture bem durante cerca de 1 minuto, utilizando a ferramenta.
- Guarde a seringa. Limpe as pontas e feche com a tampa.
- Aplique a cola epóxi misturada e cole a resina. No espaço de 1-2 minutos após a mistura, aplique uma pequena quantidade de epóxi em ambas as superfícies de resina utilizando a ferramenta. Pressione imediatamente as superfícies uma contra a outra. Mantenha-as pressionadas durante cerca de 10 minutos.
- Remova qualquer excesso de cola. Utilize um pano limpo para remover o epóxi húmido. A acetona é eficaz, mas pode causar descoloração. O epóxi seco pode ser cortado com uma lâmina.
- Aguarde que o epóxi cure. Algumas colas epóxi endurecem em apenas 5 minutos, mas demoram até 24 horas a curar. Para obter melhores resultados, aguarde que o epóxi cure completamente antes de continuar a trabalhar com o objeto.
Em seguida, se notar quaisquer fendas visíveis ou superfícies irregulares, pode utilizar massa de modelar ou enchimento para as preencher. Depois de terminado, o modelo de resina está pronto para lhe ser dado o primário e a pintura.