Se está interessado em impressão 3D, vai querer saber como colar PLA. Para obter os melhores resultados, é necessária uma cola adequada e a técnica correta. Neste guia, vamos mostrar-lhe o que fazer, passo a passo.
O PLA é barato e versátil, por isso não é de admirar que este plástico biodegradável se tenha tornado um dos materiais mais populares para a impressão 3D.
Se está a planear um projeto de impressão 3D, pode estar a perguntar-se como colar PLA. É a pergunta certa a fazer: mesmo que tenha uma visão clara do que pretende alcançar, não irá longe sem a cola certa. Vamos então ver qual é a mais adequada para colar PLA?
A super cola e a resina epóxi são algumas das colas mais utilizadas em projetos em PLA. Lembre-se de verificar sempre as instruções do fabricante para garantir que a sua escolha é compatível com PLA.
A resina epóxi é uma cola forte e duradoura, que pode produzir ótimos resultados. No entanto, a epóxi também requer um pouco mais de trabalho, pois normalmente é preciso misturar os componentes antes de usar. Alguns tipos de epóxi aquecem ao assentar e curar, pelo que existe também o risco de danificar as peças de PLA.
Em geral, a melhor forma de colar PLA é com uma super cola de alta qualidade. Em comparação com outras colas, a super cola tem inúmeras vantagens:
- Forte e durável
- Fácil de utilizar
- Aplicação rápida e tempo de secagem
- Seca de forma transparente
- Bom preço
A Loctite oferece uma vasta gama de super colas, sendo que a maioria delas é adequada para utilização em plásticos como o PLA. Para um projeto de impressão 3D, optar por utilizar um pouco de Super Cola3 Power Flex Control é uma das melhores formas de colar PLA.
Esta cola extraforte vem num frasco de compressão fácil de utilizar, com um aplicador especialmente concebido para o efeito. Tal como o nome sugere, a Super Cola3 Power Flex Control dá-lhe controlo total para que possa aplicar a cola com a máxima exatidão e precisão. A consistência em gel oferece resultados mais limpos do que com outras super colas, e o produto seca de forma transparente em apenas 30-45 segundos, o que o torna ideal para colar impressões 3D em PLA.
Depois de escolher uma super cola de alta qualidade, está pronto para aprender a colar PLA e obter resultados perfeitos e duradouros!
Eis como colar PLA em impressões 3D em apenas alguns passos simples:
1. Reúna os seus materiais. Para além da cola, precisa de lixa e do respetivo equipamento de proteção recomendado nas instruções do produto. Para a limpeza, tenha à mão um pano, água morna com sabão e um pouco de acetona.
2. Prepare o PLA. As superfícies devem estar bem ajustadas, completamente limpas e secas e, idealmente, ligeiramente ásperas. Para obter os melhores resultados, utilize uma lixa fina para lixar a superfície que pretende colar.
3. Aplique a cola. Aplique uma pequena gota numa das superfícies de PLA.
4. Pressione imediatamente as superfícies de PLA uma contra a outra. Mantenha-as no lugar durante cerca de 15-30 segundos. A cola endurece rapidamente, por isso certifique-se de que reposiciona as peças rapidamente, se for necessário.
5. Deixe secar. A cola pode demorar até 24 horas a curar completamente. Recomendamos que deixe a cola secar durante a noite antes de manusear o objeto. Consulte as instruções do produto para obter informações exatas sobre o tempo de secagem da sua cola.
6. Limpe. Se acabar por ficar com uma mancha acidental de cola na sua superfície de PLA, há formas de a remover. Se a cola ainda estiver húmida, utilize uma esponja macia ou um pano embebido em água morna e sabão para remover suavemente a mancha. Se a cola já tiver secado, pode tentar usar acetona. No entanto, tenha em atenção que, embora a acetona seja um removedor de cola eficaz, pode causar descoloração.