Gostaria de aprender a como colar espuma? Fique a saber quais as colas certas para diferentes aplicações de espuma, como utilizar cola em placas de espuma, e também como transformar espuma em mobiliário.
A espuma é um material comum, que tem uma grande variedade de utilizações. Desde os locais de construção até ao fabrico de modelos, as suas propriedades físicas únicas oferecem muitas aplicações diferentes. Aqui estão algumas utilizações comuns da espuma...
- isolamento para construção
- estofamento de móveis
- insonorização
- apresentações na escola ou no trabalho
- expositores
- sinalética para empresas
- modelos em pequena escala
- suporte para molduras de arte
- quadros de fotografias
- escultura
Apesar das utilizações da espuma serem extensas, a lista de colas compatíveis não é. As super colas não são formuladas para aderir à espuma, e as epóxis são demasiado rígidas. Por isso, consulte sempre primeiro as características do produto na embalagem, e depois, em função do tipo de projeto, opte por um dos seguintes tipos de colas:
Cola de montagem: Para projetos de remodelação ou construção, como painéis de espuma.
Cola de contacto: Para projetos de artesanato em interiores, como modelagem. Ideal para utilização em espaços com pouca ventilação.
Cola em spray: Para projetos de espuma como almofadas de assento, sinalização, quadros, etc. Tenha em consideração que a combinação de temperatura e humidade elevadas podem provocar falhas de colagem em algumas aplicações.
Cola de uso geral: Para projetos pequenos e detalhados, como trabalhos manuais ou de modelagem.
Para colar painéis de isolamento de espuma e outros materiais, escolha uma cola de látex à base de água, pois é compatível com todos os produtos de isolamento de cartão de espuma "sem revestimento".
Eis como colar placas de espuma com este tipo de cola de montagem:
- Corte e ajuste previamente toda a espuma antes de aplicar a cola.
- Corte a ponta do cartucho num ângulo de 45 graus, de acordo com o tamanho de aplicação pretendido.
- Carregue a pistola de calafetagem e perfure o selo do cartucho.
- Comece a aproximadamente a 2,5 cm da borda do painel, e aplique camadas verticais com 25,5 cm de distância. Não cole o perímetro.
- Coloque a espuma contra o substrato imediatamente após a aplicação da cola, e pressione firmemente, mas não demasiado.
- Utilize fixadores para prender e segurar a espuma no lugar até que a cola esteja completamente curada. A temperatura e a humidade podem afetar o tempo de cura, por isso, consulte o rótulo para obter mais informações.
Criar uma almofada para assento de cadeira, é a forma perfeita de acrescentar conforto à sua mobília, tanto de interior como de exterior. Eis o que precisa, e como colar a espuma nos móveis.
Como colar espuma em folhas:
- Meça as dimensões do assento da cadeira ou do banco.
- Marque e corte a espuma de acordo com as dimensões.
- Para unir secções de espuma (como nos cantos): use cola em spray nas extremidades da espuma, aguarde até que a cola fique pegajosa e fixe as peças. Depois deixe secar.
- Para criar a capa da almofada: meça e corte o tecido. Deixe tecido extra para envolver o fundo e cobrir toda a almofada de espuma.
- Coloque a peça de espuma em cima do tecido, e embrulhe a espuma como se fosse um presente.
- Depois de pré-ajustar o tecido, desdobre-o e aplique a cola na parte inferior do tecido e da espuma. Consulte as instruções do fabricante para mais pormenores.
- Quando a cola estiver pegajosa, enrole o tecido no sítio, e alise-o sobre a espuma. Deixe secar.
Quando a almofada estiver seca, está pronta a ser utilizada!