Skip to Content
6 min leitura
Dicas Úteis de colagem

Cola para plástico: Tudo o que precisa de saber 

Artificial Content Title -- to be hidden

Com a cola certa, pode reparar qualquer tipo de plástico. Vamos ajudá-lo a encontrar a solução certa para o seu projecto.

O que é cola para plástico

O plástico tem mil aplicações, desde brinquedos a uma nave espacial. A sua composição única, flexível e durável torna-o incrivelmente útil, mas também cria problemas ao reparar com cola, pois muitos adesivos podem dissolver-se ou não se ligar adequadamente ao plástico. Deve-se então encontrar a cola que se adequa especificamente ao tipo de plástico que quer colar.

Pessoa agarra presilha em plástico partida de mochila, e coloca um pouco de cola para plástico.
Não tem de deitar fora os objetos de plástico do seu dia a dia, só porque se partiram. Basta usar a cola para plástico certa para os deixar como novos

Tipos de plástico e as colas adequadas

Diferentes tipos de plástico são utilizados em aplicações comerciais, cada um com a sua propriedade. Conhecer estes tipos irá ajudá-lo escolher a melhor cola plástica para qualquer projecto.

A forma mais fácil de identificar um tipo de plástico é através do seu rótulo, normalmente um símbolo de reciclagem. Plásticos marcados com 6 ou “PS” são de poliestireno. Estes são utilizados para itens simples como talheres, pratos ou bolsas descartáveis. Para estes, a melhor cola é a Super Cola3 Plásticos.

Outros tipos de plásticos são utilizados para usos industriais, tal como canalização e tubagens. Plásticos especiais são até utilizados em materiais hospitalares e coletes à prova de balas. Para colar estes tipos de plástico experimente uma cola para plásticos composta por dois componentes: cola e ativador. Alcançará uma união poderosa e rápida com apenas uma gota.

Melhor cola para plástico rígido

Plásticos rígidos e de alta densidade, tal como aquele usado em baldes, caixas ou contentores, são feitos de polietileno e polipropileno. Colas brancas comuns, colas de madeira, ou adesivos comuns não irão reagir bem com estes componentes, nem mesmo formar uma união permanente nestes tipos de plásticos. Para uniões como esta experimente cola para plásticos composta por dois componentes: cola e ativador. É resistente à água, seca em segundos e o seu acabamento é transparente.

Cola para plástico flexível

Plásticos flexíveis são comumente usados em itens de casa, tal como sapatos ou brinquedos. Procure uma cola que seja especificamente formulada para estes materiais. A melhor cola para usar em plástico flexível será a Super Cola3 Power Flex. É um adesivo líquido, à prova de água, com um acabamento transparente e cria uma união flexível que não se irá romper ou amarelar devido à exposição aos raios UV, ou ao sol.

Reparar os estragos: Super cola plástica

Algumas reparações precisam de outro nível de força. Para colar materiais como policarbonato, acrílico, nylon, mylar, delrin, fenólico, alumínio e aço inoxidável, o adesivo específico para o uso é cola para plásticos composta por dois componentes: cola e ativador. A sua fórmula acrílica especializada combina dois componentes que produzem uma cola forte, resistente ao impacto e que seca rapidamente. Quando a união estiver completa (aproximadamente em 24 horas) é também resistente à água e a fluidos comerciais como solventes.

Pessoa agarra presilha em plástico partida de mochila, e coloca um pouco de cola para plástico.
Dependendo do tipo de plástico que pretende reparar, pode escolher uma cola para plástico com ou sem ativador

Dicas para colar plástico

Colar plástico não tem que ser uma dor de cabeça. Aqui estão algumas dicas para tornar a tarefa mais simples.

  1. Limpe a superfície plástica. Antes de colar, limpe o plástico com sabão, use um produto específico para limpar plástico ou use álcool isopropílico. Deixe secar completamente e evite tocar na peça com as mãos.
  2. Lixe a superfície. Para criar uma superfície mais áspera, lime o plástico com uma lixa de granularidade entre 120 a 200. Palha de aço ou lixa de esmeril também funcionam, mas lembre-se: a limagem deve ser breve.
  3. Pense nos detalhes. Para uma aplicação de cola plástica precisa e detalhada use um pequeno pincel ou a ponta de uma agulha.
  4. Se necessário, misture os componentes. Adesivos epóxidos compostos em duas partes são duradouros, mas precisam de preparação. Para saber as quantidades adequadas, leia com atenção as instruções do produto. Para uma ativação correta, misture conforme com as diretivas
  5. Grampeie para uma união firme. Firmar as peças é crucial. Use grampos, fita ou elástico para segurar as partes enquanto a cola seca. O tempo de secagem pode variar entre alguns minutos e 24 horas, então confira as indicações do produto.
  6. Limpe e guarde. Remova os excessos de cola ainda não secos, usando álcool isopropílico ou álcool desnaturado. Essências minerais também podem ser utilizadas. Feche bem a embalagem e armazene num ambiente seco, com temperatura inferior a 24 °C.

Partilha os teus projetos

Pode-te interessar

  • Com a caneta de cola da Loctite vai aplicar cola só onde quer
  • O que é poliuretano e como funciona essa cola?
  • Como tirar cola quente: De tudo, desde o chão até ao teto!
  • Esta foi por um fio! Como tirar super cola do cabelo
  • Como tirar super cola da unha
  • Como tirar super cola da roupa: A resposta está mesmo à mão
  • Cola para vidro: As melhores e como utilizá-las
  • Diferentes tipos de colas: Vamos aos factos
  • Vai ser uma limpeza: Como tirar super cola de vidro
  • Não raspe mais: Como tirar cola de plástico de forma simples
  • Como tirar cola dos azulejos: Cerâmica e porcelana
  • Como tirar cola do chão de madeira: Livre-se das manchas