Saber qual a melhor cola para impressão 3D é muito útil se realizar projetos com impressoras 3D regularmente. Seja quando precisa de reparar uma peça partida ou quando necessita de criar uma peça maior do que a sua impressora consegue suportar. Este guia indica-lhe as melhores formas de colar peças impressas em 3D, para que os seus projetos tenham um aspeto fabuloso.
Quer precise de colar impressões 3D porque estão partidas, ou queira juntar peças mais pequenas para criar uma peça maior, a escolha da cola certa é essencial. Para minimizar o aparecimento de fissuras e maximizar a sua resistência, escolha uma cola que adira bem aos seus materiais. Caso esteja a colar impressões 3D flexíveis, certifique-se de que a cola escolhida cria uniões elásticas que se movem com o material.
As super colas são a melhor opção para colar impressões 3D feitas de plástico rígido, como ABS, PLA e PETG. Escolha um produto como a Loctite Super Cola3 Líquida Pincel para obter junções invisíveis e garantir uma aplicação rápida. Se estiver a trabalhar num projeto detalhado e necessita de mais tempo e maior precisão, experimente a Loctite Super Cola3 Pure Gel. Depois de aplicar esta cola com uma fórmula 20% mais forte, tem tempo para reposicionar as peças, corrigir erros, e garantir uma colagem precisa. Além disso, por ser em gel, não goteja, o que lhe permite realizar um trabalho sem derrames indesejados.
O cimento de canalizador é uma boa opção como cola para impressões 3D feitas de ABS, PLA e HIPS, mas não é compatível com PETG, nylon e filamentos semelhantes.
Os epóxis aderem a todos os materiais, conseguindo até preencher pequenas fissuras, mas criam uniões rígidas e não são uma boa escolha para materiais flexíveis. Dado que os epóxis são frequentemente formulados para aplicações específicas, certifique-se de que aderem aos seus materiais antes de os utilizar.
Reúna os materiais necessários antes de começar a colar as impressões 3D. Siga esta lista:
- agente(s) de limpeza necessário(s) para remover a gordura e a sujidade das peças 3D
- panos limpos
- lixa (se aplicável)
- cola
- pinças (se aplicável)
- solvente adequado para limpar os derrames (consulte as instruções do produto)
- faca para o caso de ser necessário remover a cola curada
Não se esqueça: Utilize qualquer equipamento de proteção que esteja mencionado nas instruções do produto, e trabalhe numa área bem ventilada.
Antes de poder fixar as peças impressas em 3D, precisa de preparar todas as superfícies que pretende colar.
- Limpe as superfícies. Certifique-se de que se ajustam bem, e que estão livres de resíduos e partículas que possam impedir a cola de aderir corretamente.
- Deixe as superfícies secarem.
- Crie a textura adequada. Algumas colas aderem melhor a superfícies rugosas, enquanto outras, como o cimento cola, requerem superfícies planas/lisas. Verifique as instruções do seu produto e prepare as superfícies em conformidade.
Quando as superfícies estiverem prontas, pode usar a cola para impressões 3D.
- Prepare a cola. Se precisar de misturar a cola (como no caso dos epóxis) ou de a aquecer (se utilizar uma pistola de cola), faça-o agora.
- Aplique a cola. Siga as instruções do produto, tendo em conta a quantidade a aplicar, e se precisa de aplicar a cola só numa ou em ambas as superfícies.
- Fixe as superfícies uma à outra. Utilize as mãos, umas pinças ou uns grampos, conforme apropriado, para manter as peças no lugar até que a cola assente.
- Limpe. Utilize um pano e o solvente mencionado nas instruções do produto, para limpar quaisquer derrames ou excesso de cola que tenha saído da junção antes que endureça. Muitas vezes é possível cortar a cola curada com uma lâmina afiada, mas é melhor consultar as instruções do fabricante antes de proceder.